quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Contraste de estilos entre VanZant e Namajunas abre sequência do UFC

A semana mais movimentada do UFC em 2015 começa "pra valer" nesta quinta-feira, com o primeiro de três cards de luta em Las Vegas. O modesto centro de convenções Chelsea at the Cosmopolitan abriga o "UFC: Namajunas x VanZant", com 12 lutas programadas, incluindo quatro lutadores brasileiros em ação. O grande destaque é o contraste de estilos no evento principal: a bela e midiática Paige VanZant, contra a fria e concentrada Rose Namajunas. Ambas são tratadas como potenciais estrelas na divisão peso-palha.

VanZant faz seu primeiro evento principal no UFC após uma ascensão rápida na organização. A jovem de 21 anos fez sua primeira luta pelo Ultimate em novembro do ano passado e logo chamou a atenção dos fãs masculinos por seu visual "menininha": longas madeixas louras, olhos azuis, sorriso branco. Muitas de suas rivais creditam seu sucesso à sua beleza, mas essa é uma interpretação injusta: PVZ mostrou em suas três apresentações um wrestling com muita pressão e a capacidade de encerrar lutas antes do fim do tempo regulamentar - obteve nocaute técnico contra Kailin Curran e finalizou Alex Chambers.

- Eu não acho que tenho que provar nada para ninguém, eu apenas gosto de vencer e é isso que estou planejando fazer - diz VanZant, ignorando as críticas.

Rose Namajunas não se inclui no grupo de detratoras de VanZant; durante o treino aberto do evento, na terça-feira, afirmou que ela é uma lutadora empolgante e que "merece toda a euforia que criaram em torno dela". Porém, acabou acentuando as diferenças entre as duas ao raspar a cabeça durante a preparação para o combate. Seu novo visual acentuou a postura séria e focada que demonstra em seus combates.

- Eu não estou surpresa (por as pessoas prestarem tanta atenção no meu corte de cabelo), mas ao mesmo tempo, por que meu cabelo é tão importante assim? Esse é um dos motivos pelos quais eu cortei o cabelo, para poder perguntar: “por que as pessoas ligam?”. Esse é apenas o jeito que a sociedade é hoje. O foco está totalmente nas coisas estranhas. O corte foi direcionado a qualquer pessoa que pensa que isso é um concurso de beleza. Claro que ninguém pensa isso, mas eu acho que algumas pessoas se distraem e focam mais em outras coisas do que na luta - explicou Namajunas.

 A americana de raízes lituanas promete ser o maior desafio da carreira de VanZant. Vice-campeã do TUF 20, Namajunas é craque na luta agarrada e capaz de finalizações surpreendentes, como chave de braço voadora e mata-leão em pé.

- Ela é uma grande finalizadora e tem um excelente jogo em pé. Eu sei que não será uma luta fácil em nenhuma área, então estou empolgada para entrar lá e derrotá-la. Uma vitória sobre ela me coloca no top 5, com certeza. Eu quero derrotá-la e continuar a subir no ranking peso-palha - afirmou VanZant.
O evento desta quinta destaca outras promessas do UFC. No card principal, o jovem Sage Northcutt, de 19 anos, faz sua segunda apresentação na organização, contra Cody Pfister, e tenta manter sua invencibilidade em seis lutas profissionais. Também na porção principal, o carioca Thiago Marreta encara o canadense Elias Theodorou, campeão do TUF Nations, em busca de seu terceiro nocaute seguido.

O card preliminar tem três brasileiros e um argentino bem conhecido do público do Brasil: Santiago Ponzinibbio, finalista do TUF Brasil 2. O peso-meio-médio da American Top Team enfrenta o sueco Andreas Stahl e tenta se recuperar de uma derrota sofrida em junho. Logo depois de sua luta, o peso-galo Johnny Eduardo, 10º colocado do ranking da categoria, enfrenta o americano Aljamain Sterling, quinto lugar; campeão do TUF Brasil 3, Antônio Carlos Cara de Sapato tem seu segundo desafio como peso-médio, contra o americano Kevin Casey; e o finalista do TUF Brasil 1 Serginho Moraes busca a quarta vitória consecutiva no peso-meio-médio, contra o russo Omari Akhmedov.





Confira a programação completa:

UFC: Namajunas x VanZant
10 de dezembro, em Las Vegas (EUA)

CARD PRINCIPAL - a partir de 1h (horário de Brasília):
Peso-palha: Rose Namajunas x Paige VanZant
Peso-leve: Jim Miller x Michael Chiesa
Peso-leve: Sage Northcutt x Cody Pfister
Peso-médio: Elias Theodorou x Thiago Marreta
CARD PRELIMINAR - a partir de 21h45 (horário de Brasília)
Peso-meio-médio: Tim Means x John Howard
Peso-meio-médio: Omari Akhmedov x Sérgio Moraes
Peso-médio: Antônio Carlos Cara de Sapato x Kevin Casey
Peso-galo: Aljamain Sterling x Johnny Eduardo
Peso-meio-médio: Santiago Ponzinibbio x Andreas Stahl
Peso-meio-médio: Nathan Coy x Danny Roberts
Peso-pena: Zubaira Tukhugov x Phillipe Nover
Peso-palha: Kailin Curran x Emily Kagan

Por: Adriano Albuquerque, Evelyn Rodrigues e Raphael Marinho/Combate
Foto: UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário