quarta-feira, 27 de maio de 2015

BJ Penn e Bas Rutten serão incluídos no Hall da Fama do UFC em julho

Os ex-campeões do UFC BJ Penn e Bas Rutten serão empossados no Hall da Fama da entidade em julho, durante a Semana Internacional de Lutas. O Ultimate anunciou a homenagem aos dois lendários lutadores durante o UFC 187, no último sábado. Rutten será incluído na nova ala de "Pioneiros" do Hall, enquanto Penn vai entrar na ala da "Era Moderna". A cerimônia de posse, que também incluirá Jeff Blatnick na ala "Contribuidores" e Matt Hughes x Frank Trigg 2 na ala "Lutas", acontece no dia 11 de julho, na convenção UFC Fan Expo, horas antes do UFC 189.

BJ Penn foi o segundo homem a conquistar cinturões em duas categorias diferentes no UFC. Apelidado de "Prodígio" por atingir a faixa preta no jiu-jítsu em apenas três anos, o lutador havaiano começou no MMA diretamente no Ultimate, aos 22 anos de idade, em 2001. Ele nocauteou seus três primeiros oponentes no primeiro round, antes de disputar o cinturão dos pesos-leves contra Jens Pulver e ser derrotado por pontos. Ele bateria na trave mais uma vez, contra Caol Uno, e subiu de categoria para desafiar o até então dominante Matt Hughes pelo título dos meio-médios. Penn surpreendeu e finalizou Hughes no primeiro round para se sagrar campeão, mas foi destituído do cinturão ao assinar com a organização japonesa K-1.





O havaiano fez quatro lutas no Japão, e sua atitude de aceitar lutas em categorias acima - duas no peso-médio contra Renzo e Rodrigo Gracie e uma no peso-pesado contra Lyoto Machida - o tornou ainda mais popular com os fãs. Ele retornou ao UFC em 2006 e, após derrotas para Georges St-Pierre e Matt Hughes no peso-meio-médio, voltou ao peso-leve, onde enfim conquistou o cinturão em janeiro de 2008, com uma finalização em Joe Stevenson. Nesse período, foi considerado um dos melhores lutadores peso por peso do mundo, e defendeu o título três vezes, antes de perder para Frankie Edgar. No ano passado, Penn se aposentou após sofrer sua terceira derrota para Edgar, a quinta nas últimas sete lutas.

O holandês Bas Rutten foi o quarto campeão dos pesos-pesados do UFC. Ele conquistou o cinturão em 7 de maio de 1999, após controversa vitória por decisão dividida sobre Kevin Randleman. Seu reinado na categoria, porém, foi curto: ele abriu mão do título para descer de categoria e buscar uma revanche contra Ken Shamrock, que o derrotou duas vezes anteriormente, mas acabou se aposentando devido a uma série de lesões. Rutten compilou um cartel de 28 vitórias, quatro derrotas e um empate no MMA, incluindo três títulos do torneio peso-absoluto do Pancrase. Após se aposentar, ajudou a popularizar o esporte atuando como comentarista do Pride e apresentador de televisão, além de trabalhar como ator em filmes sobre artes marciais.

Rutten se junta a Royce Gracie, Ken Shamrock, Dan Severn, Randy Couture, Mark Coleman, Chuck Liddell, Matt Hughes, Tito Ortiz e Pat Miletich na ala de "Pioneiros" do Hall. BJ Penn é o segundo nome da ala "Era Moderna", ao lado de Forrest Griffin.

Por: Combate
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário