terça-feira, 7 de outubro de 2014

Weidman supera Velásquez e chega ao quarto lugar no ranking do UFC

Nem Chris Weidman, nem Cain Velásquez lutaram nos dois eventos do Ultimate no sábado passado; aliás, nenhum dos dois campeões luta há meses. Mesmo assim, o dono do cinturão dos pesos-médios ultrapassou o detentor do título dos pesos-pesados na última atualização do ranking peso-por-peso do UFC, nesta segunda-feira. Weidman, que lutou pela última vez em julho e só deve enfrentar Vitor Belfort em fevereiro de 2015, é agora o quarto melhor lutador do mundo, de acordo com a classificação formada com votos de um painel de jornalistas especializados em MMA, enquanto Velásquez, parado desde outubro de 2013, caiu para quinto lugar na lista.

É a segunda semana seguida em que o campeão dos pesos-pesados vê seu status entre os melhores lutadores peso-por-peso do mundo cair; na atualização posterior ao UFC 178, em 29 de setembro, Velásquez já havia perdido o terceiro lugar para o campeão peso-mosca, Demetrious Johnson, que havia acabado de derrotar Chris Cariaso em sua quinta defesa de cinturão consecutiva. Velásquez tem seu retorno ao octógono marcado para 15 de novembro, no evento principal do UFC 180, quando enfrenta o brasileiro Fabricio Werdum na Cidade do México.

Essa não foi a única mudança no ranking peso-por-peso. O campeão peso-meio-médio, Johny Hendricks, também ganhou uma posição mesmo sem ter lutado no fim de semana. Ele passou Ronda Rousey, campeã peso-galo feminino, e está agora em oitavo lugar. TJ Dillashaw, atual campeão peso-galo masculino, entrou no top 10 e deixou o ex-campeão da categoria Renan Barão em 11º. Daniel Cormier, desafiante número 1 entre os pesos-meio-pesados, perdeu duas posições, para Alexander Gustafsson e Dominick Cruz, e caiu para 15º lugar.





Entre lutadores que estiveram em ação neste fim de semana, a mudança mais significativa foi a entrada do americano Rick Story no top 15 dos pesos-meio-médios. Após surpreender e vencer o islandês Gunnar Nelson no evento principal do "UFC: Nelson x Story", em Estocolmo, Story entrou na lista como 12º colocado, à frente de Nelson, que caiu duas posições para o 14º lugar. Outro lutador que esteve em ação na Suécia, o alemão Dennis Siver subiu uma posição entre os pesos-penas após sua vitória por pontos sobre Charles Rosa e agora é o 10º colocado, à frente de Jeremy Stephens, que caiu uma posição.

Vencedor do evento principal no torneio da noite, o canadense Rory MacDonald não saiu do segundo lugar do ranking dos meio-médios, atrás apenas do desafiante número 1 Robbie Lawler, que o derrotou no ano passado. Sua vítima, o belga Tarec Saffiedine, também não perdeu posição, mas viu Dong Hyun Kim se igualar a ele na nona colocação.

1 Jon Jones
2 Jose Aldo
3 Demetrious Johnson
4 Chris Weidman 
5 Cain Velasquez 
6 Anthony Pettis
7 Anderson Silva
8 Johny Hendricks
9 Ronda Rousey
10 T.J. Dillashaw
11 Renan Barao
12 Vitor Belfort
13 Alexander Gustafsson
14 Dominick Cruz
15 Daniel Cormier

Ranking completo

Por: Combate
Foto: UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário